Rede de Sementes do Xingu é solução em restauração florestal no Mato Grosso

Trator gradeando solo para fazer a semeadura direta das sementes nativas da Rede de Sementes do Xingu (foto: Tui Anandi/ISA)

Técnica eficiente e econômica promove o crescimento da vegetação nativa e é caminho para a certificação ambiental, que pode elevar o valor da exportação de commodities agrícolas

Além das vantagens socioambientais, a certificação ambiental é a chave para a valorização de commodities para quem deseja focar no mercado externo. Entre os requisitos da certificação, um dos prioritários é a criação de uma reserva ecológica de vegetação nativa dentro da propriedade rural produtora.

A Rede de Sementes do Xingu, com sede em Canarana (MT), oferece serviços de restauração ecológica por meio de uma técnica simples, econômica e eficaz, capaz de alta taxa de germinação e consolidação das espécies nativas: a muvuca.

Muvuca é o nome popular do método de restauração ecológica chamado Semeadura Direta. Consiste em uma mistura de diferentes sementes nativas e de adubação verde, que são plantadas diretamente no solo. 

Para se ter uma ideia, 80 quilos de muvuca é o suficiente, em média, para fazer renascer uma floresta com cerca de 4 mil árvores em apenas um hectare de área, depois de apenas três anos do plantio. A quantidade exata de sementes e as espécies são definidas pelos técnicos da Rede de Sementes do Xingu e pelas pessoas envolvidas em cada projeto, após análises técnicas da área e do contexto socioambiental da restauração.

Essa técnica é utilizada pela Rede de Sementes do Xingu desde 2007 por ser inclusiva e uma das mais econômicas e eficientes no mercado da restauração de áreas degradadas. Além disso, a coleta das sementes para produção da Muvuca traz renda extra, autonomia e conhecimento técnico para os 568 coletores indígenas, camponeses e urbanos que fazem parte da Rede de Sementes do Xingu.

Quero restaurar minha propriedade. Quais são os primeiros passos?

O primeiro passo para começar um projeto viável de restauração ecológica é planejar quais são os objetivos, interesses e necessidades do proprietário rural.

A Rede de Sementes do Xingu oferece uma assessoria com engenheiros qualificados em restauração florestal com Semeadura Direta. Durante a consultoria, são definidos de forma participativa os detalhes sobre os objetivos, interesses e necessidades do produtor, gerando um projeto delineado exclusivamente para cada cliente.

Após esta etapa, os técnicos iniciam o planejamento da restauração, levando em consideração o bioma de ocorrência (Amazônia ou Cerrado) e suas fitofisionomias. A assessoria envolve todas as etapas da restauração, desde o diagnóstico até o plantio e o monitoramento da área, e pode ser feita de forma presencial e/ou remota.

O que é a Rede de Sementes do Xingu?

A Rede de Sementes do Xingu é o maior projeto de restauração tropical do Brasil. São 568 coletores indígenas, camponeses e urbanos, de diferentes culturas e idiomas, unidos pela coleta de sementes nativas para restauração do Cerrado e da Amazônia. Um projeto comunitário que visa a autonomia (não só financeira, mas também diversos tipos de autonomia individual e coletiva) das comunidades das bacias do Xingu, Araguaia e Teles Pires, no Mato Grosso.

Saiba mais:

Informações à imprensa:
Comunicação da Rede de Sementes do Xingu
Ludmilla Balduino — ludmilla@sementesdoxingu.org.br

Deixe um comentário