Rede de Sementes do Xingu e ISA são tema de reportagem no Globo Rural desse domingo

Dez anos depois, Rede Globo volta ao Xingu para mostrar trabalho
realizado em Canarana (MT) e região

Negócio social que abrange diversos municípios da região Xingu Araguaia, a Rede de Sementes do Xingu e o plantio de floresta nas fazendas é tema de reportagem especial do programa Globo Rural desse domingo (16/06). As filmagens realizadas no mês de novembro de 2018 compõem a segunda parte de uma reportagem sobre o Mato Grosso e mostram a Casa de Sementes, localizada no viveiro municipal de Canarana (MT) bem como entrevistas com parceiros do trabalho de restauração ecológica realizado na região pelo Instituto Socioambiental (ISA).

Guilherme Pompiano, técnico em restauração do ISA sendo entrevistado por Neide Duarte, jornalista da Rede Globo. Foto: Divulgação

Quem comanda a reportagem é a jornalista Neide Duarte que entrevistou entre outras pessoas, a engenheira agrônoma Eliane Felten, que já apareceu na primeira parte da reportagem (8/06), e é uma das pioneiras em apoiar o reflorestamento das Áreas de Proteção Ambiental (APPs) nas fazendas locais via muvuca, a mistura de adubação verde com sementes de árvores nativas. Henrique Carneiro, produtor rural da fazenda Vera Cruz, também foi entrevistado e fala sobre o plantios de árvores que realiza em sua propriedade em parceria com o ISA.

Como parte da reportagem, a recuperação de mata nativa é um dos temas e mostrará como o é realizado o plantio em larga escala em grandes propriedades rurais com maquinários e técnicas agrícolas. A semeadura direta, modelo utilizado pelos técnicos do ISA, tem sido considerada um uma solução com resultados positivos para a cadeia de restauração.

Filmagens para o Globo Rural aconteceram em novembro de 2019. Foto: Tatiane Ribeiro

O conteúdo destaca o ainda o funcionamento da Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) que inclui a participação de coletores indígenas, agricultores familiares e urbanos. Em especial, o Movimento das Mulheres Yarang, do povo Ikpeng, localizado no Território Indígena do Xingu, que em 2019 completou 10 anos de formação.

Exemplo de plantio com muvuca, a área reflorestada na Fazenda 2001, localizada em Canarana, também será abordada na reportagem que volta ao local dez anos depois de ter filmado a iniciativa de Higor Trovo, na época estudante do ensino médio, que se dedicou a plantar árvores em uma represa na fazenda do pai onde está uma das nascentes do rio Queixada que percorre a região.

Fique ligado! É nesse domingo (16/06), a partir das 7h45, no Globo Rural.

5 respostas para "Rede de Sementes do Xingu e ISA são tema de reportagem no Globo Rural desse domingo"

Trabalho MARAVILHOSO ! Estão todos de parabéns ! Deixo aqui, o meu mais profundo sentimento de GRATIDÃO !

16 de junho de 2019 at 09:14 MURILO CLEMENTE DA SILVA / Responder

Bom dia,
Sou do Rio de janeiro, tenho uma pequena propriedade e gostaria de reflorestar boa parte da propriedade.
Como faço para adquirir as sementes apresentadas na reportagem?

Que trabalho grandioso de fundamental importância. Gostaria de saber se vcs comercializam as camisetas vermelhas com o logo do projeto. Seria um meio de levar a ideia-semente pra outros lugares. Grande abraço.

Trabalho espetacular

Estava procurando sementes diversificadas para meus projetos de reflorestamento agora já sei onde comprar legal

Deixe um comentário