Em workshop Associação define ações para gestão da qualidade das sementes florestais

CANARANA-MT – A preocupação com a qualidade das sementes é prioridade da Associação Rede de Sementes do Xingu. Com este foco, um grupo de oito profissionais, entre técnicos, consultor, docente universitário e responsáveis pela Casa de Sementes[U1] , se reuniram entre os dias 12 e 13 de setembro para um workshop com objetivo de propor um sistema de qualidade para o funcionamento da Associação.

Foi discutida a realidade atual da qualidade dos processos de funcionamento e produção de sementes, como o controle da qualidade das sementes no recebimento, operações do armazenamento nas casas de sementes, até os processos para a análise laboratorial da qualidade das sementes de acordo com as especificações legais. Depois, os participantes do workshop planejaram um caminho estratégico de definição de diretrizes para a gestão da qualidade da cadeia.

Um dos procedimentos que será aperfeiçoado, é que toda semente entregue pelo coletor deverá passar por uma vistoria inicial pelo responsável pela Casa e caso esteja fora do padrão de qualidade, será devolvida ao coletor. Já no interior da Casa, serão realizados monitoramentos sistemáticos, monitorando e registrando a qualidade do material armazenado, inclusive com a realização de testes utilizando controle biológico.

Já os coletores passarão por formação continuada para aperfeiçoar os conhecimentos na identificação de espécies, formação de lotes, secagem e beneficiamento de sementes. O coletor deve entregar ao técnico da Casa as sementes com os dados preenchidos na etiqueta, abrangendo registro do coletor, pedido, espécie, data de coleta e quantidade de matrizes coletadas.

Também serão adquiridos aparelhos que ajudam a controlar a temperatura e umidade da Casa de Sementes. O conjunto dessas atividades visa estabelecer um sistema adequado para a operação das atividades da Rede com a promoção da qualidade de suas sementes tanto no fortalecimento dos resultados da restauração e da comercialização quanto para atender as obrigações de adequação legal.


 [U1]São 5 casas: Canarana, PIX, SFA, SJX, NX

3 respostas para "Em workshop Associação define ações para gestão da qualidade das sementes florestais"

Appreciate it for ones outstanding submitting! I really liked reading this, you happen to be a terrific author.

Terrific Web site, Maintain the great job. Thanks for your time.

I’m gone to say to my little brother, that he should also visit this website onn regular basis
to obtain updated from mmost recent reports.

Deixe um comentário