Participantes do primeiro módulo da formação posam para a foto depois do evento, realizado no fim do mês de julho, no assentamento Bordolândia, em Mato Grosso (foto: João Carlos Pereira/ARSX)
Data da publicação: 26/07/2022
Curso de reflorestamento com muvuca (mistura) de sementes é gratuito e direcionado a participantes da Rede de Sementes do Xingu
Texto: Ludmilla Balduino
Fotos: João Carlos Pereira
Da Rede de Sementes do Xingu
Disseminar conhecimento sobre o reflorestamento com muvuca de sementes entre os próprios coletores que fazem parte da Rede de Sementes do Xingu é um dos objetivos da 1ª Formação de Restauração Florestal com Muvuca.
A formação, que começou em julho e vai terminar em dezembro de 2022 com o monitoramento de áreas demonstrativas, está sendo realizada no assentamento Bordolândia pela Associação Rede de Sementes do Xingu em parceria com a Associação Agroecológica Caminho da Paz (Acampaz).
Na primeira etapa do curso, ocorrida entre os dias 22 e 24 de julho, os participantes da formação – cerca de 30 pessoas – realizaram, em conjunto, um diagnóstico de áreas degradadas e planejaram a restauração.
“Teve muita dinâmica, brincadeira, desenhos… As pessoas fizeram croquis para a restauração, imaginaram como ela seria, que espécies e qual o arranjo do plantio. Saímos desse primeiro módulo com um encaminhamento sobre o desenho da área e com muito material elaborado durante a oficina”, relata João Carlos Pereira, da equipe de restauração ecológica da Rede de Sementes do Xingu.
Entre os elementos analisados durante o diagnóstico das possíveis áreas de restauração, estavam o tipo de solo, a sua umidade e sua compactação, a declividade do terreno, a necessidade ou não de cercas, e a presença de espécies de capins utilizados para pastagem, entre outros.
Além de coletoras e coletores do grupo Bordolândia, que moram no assentamento de mesmo nome que fica na zona rural de Serra Nova Dourada (MT), também estiveram presentes integrantes da Rede de Sementes do Xingu que moram no assentamento Manah, zona rural de Canabrava do Norte (MT), e nas cidades de São José do Xingu (MT), São Félix do Araguaia (MT) e Porto Alegre do Norte (MT).
Para as próximas etapas da formação, estão previstos para o mês de setembro o preparo do solo e a seleção de espécies. O plantio será realizado em outubro deste ano, e o monitoramento, a partir de dezembro.
Essa formação faz parte do projeto Projeto FAM/19/25 - ARSX, Muvuca de Sementes é Muvuca de Gente, apoiado pelo Fundo PPP-Ecos financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES, por meio do Contrato de Aplicação de Recursos Não Reembolsáveis no 18.2.0488.1, firmado entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o ISPN.