ISA cria Grupo de Referência em Educação para apoiar professores em iniciativas socioambientais

O Instituto Socioambiental (ISA), está retomando o apoio a iniciativas socioambientais desenvolvidas por professores e escolas de cinco municípios das cabeceiras do Xingu. No dia 08 de agosto, professores e diretores de mais de 20 escolas de Canarana, Água Boa, Ribeirão Cascalheira, Querência e Gaúcha do Norte, se reuniram na Câmara Municipal de Canarana para a formação do Grupo Referência em Educação.

Dentro da Campanha Y Ikatu Xingu, o ISA vinha apoiando vários projetos desenvolvidos por educadores na área socioambiental, mas nos últimos dois anos não aconteceu essa parceria, o que fez com que algumas iniciativas fossem paralisadas. Os professores convidados a fazer parte do Grupo, são aqueles que já desenvolveram ou ainda desenvolvem atividades socioambientais.

As experiências realizadas no passado pelos educadores criaram excelentes resultados na conscientização e conservação ambiental. Conforme uma das coordenadoras do Grupo, Cleu Peixoto, do ISA, em visita as escolas em agosto do ano passado, foi percebido que poucos projetos tiveram continuidade. “A partir de então surgiu a ideia de criarmos o Grupo”, explicou. Além dela, coordenam os trabalhos Junior Micolino e Cristina Velásquez, com apoio do consultor Oswaldo de Souza, todos do ISA.

“O objetivo do projeto é resgatar essas iniciativas socioambientais que eram desenvolvidas nas escolas e divulgar esses trabalhos. Às vezes os professores desenvolvem trabalhos excelentes, mas não são divulgados e não tem o apoio que necessita… Eles poderão montar um projeto novo ou complementar alguma iniciativa que já desenvolvem”, explicou Cleu.

Durante o evento, houve trocas de experiências entre os professores de projetos que foram ou que estão sendo realizados na área socioambiental, para servir de orientação nos futuros projetos. Foi falado, por exemplo, sobre plantação de agroflorestas, criação de brinquedos usando sucata, reciclagem de lixo, implantação de viveiro, entre outros. “A ideia central é que esse grupo de educadores reflita sobre suas experiências, aprofundamento os fundamentos de suas ações com base na experiência de suas próprias iniciativas”, completa Cristina.

Dentre tantas, uma das iniciativas modelo de projetos passados, foi a implantação de áreas agroflorestais como meio para a ação e, a partir dela, o debate entorno dos temas interdisciplinares, como a ideia de sustentabilidade, consumo, economia e a revisão das metodologias pedagógicas próprias usadas nas escolas. A mini-agrofloresta na Escola Municipal Nova Era, em Canarana, é um excelente trabalho. O técnico do ISA, Junior Micolino, explicou que o trabalho na escola começou em 2009. “É uma das escolas de Canarana que abraçou a causa de ter um pequeno espaço verde, uma diversidade grande de espécies (15) em um espaço reduzido. E os alunos que acompanharam toda implantação, quando a gente ia fazer trabalho, eles vinham pedir: tio, não corta, deixa a árvore aí. Daí explicava que tinha que cortar alguns galhos para deixar crescer”, disse. A Nova Era foi uma das escolas que cuidou do espaço mesmo no período sem o apoio de algum parceiro e fez desta experiência um campo de possibilidades pedagógicas para todas as series do ensino fundamental daquela escola.

O apoio se dará através do debate sobre metodologias, percepção de conceitos e ideias sobre o tema socioambiental, especialmente a relação cultura e ambiente. Também haverá incentivo às boas iniciativas que já ocorrem na prática, mas que necessitam de complementações e ajuda técnica para que o processo educativo se complete. Os professores que participaram do encontro do dia 08 de agosto, terão até o final deste mês para apresentar projetos que serão avaliados. Nos dias 02 e 03 de outubro haverá um novo encontro do grupo, desta vez numa escola em Canarana, com temática central voltada a alternativas pedagógicas para trabalhar temas socioambientais no ambiente escolar. Os participantes trarão suas criações e ideias sobre o tema Jogos educativos em sala de aula.

(Por Rafael Govari – ISA)

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